Ganhe Bitcoins

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Seleção Gaúcha 3 x 3 Seleção Brasileira 1972 - 50 Anos

Não estou entendendo nada. Estou em outro país?”, questionou o atacante Paulo César Caju para Valdomiro durante o amistoso entre a Seleção Gaúcha e a Seleção Brasileira, no Beira-Rio, realizado em 17 de junho de 1972 e que até hoje detém o recorde de público no Beira Rio: mais de 110 mil pessoas, com 106.554 pagantes.

Foi um dos poucos momentos na história de mais de cem anos da rivalidade da Dupla Gre-Nal que as duas torcidas se uniram em torno de uma causa.

Os gaúchos contavam com jogadores apenas da dupla Gre-Nal, entre eles o uruguaio Ancheta, o chileno Figueroa e o argentino Oberti.

Durante a execução do Hino Nacional, uma sonora vaia foi ouvida no Beira-Rio. “Ninguém nunca imaginou em ver aquelas cenas. Todo o estádio torcendo contra o time campeão do mundo apenas dois anos antes. Acho que é o único lugar do mundo onde aquela equipe foi vaiada”, recorda o lateral da Seleção Gaúcha, Valdir Espinosa, hoje com 71 anos. “Até os jogadores da Seleção Brasileira estavam admirados com o que viam no estádio”, destaca.

“Durante a partida, foi engraçada a reação dos jogadores do Brasil”, lembra Valdomiro, que recorda mais da expressão assustada de Paulo César Caju: “Ele a todo momento nos dizia que não estava no Brasil, e que estranhava ver um estádio com cem mil torcedores, cem mil bandeiras gaúchas e nenhuma brasileira”, recorda. Ao fim do jogo, Caju chegou nos microfones e disparou: “Devolvam meu passaporte. Quero voltar para o Brasil”.

Nos 90 minutos, a Seleção Gaúcha esteve sempre na frente. Fez 1 a 0 com Tovar. O Brasil empatou com Jairzinho. Carbone fez 2 a 1 para os gaúchos, mas Paulo César Caju igualou de novo. Aí Claudiomiro marcou o terceiro dos sulistas e Rivellino decretou o empate final. Os gaúchos atuaram com Schneider; Espinosa, Figueroa, Ancheta e Everaldo; Carbone, Tovar e Torino; Valdomiro, Claudiomiro e Oberti (Mazinho). O Brasil jogou com Leão (Sérgio); Zé Maria, Brito, Vantuir e Marco Antônio; Clodoaldo, Piazza e Rivelino; Jairzinho, Leivinha e Paulo César Caju.

E eu estava lá...


Nenhum comentário:

Postar um comentário