Ganhe Bitcoins

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Van Gogh

Hoje eu li um “texto” que afirmava que Van Gogh comia tinta amarela, porque considerava uma cor alegre, e achava que assim fazendo, se sentiria feliz.

No final ainda perguntava se “você já comeu sua tinta amarela hoje?”


Que merda!!!


Isso não é uma história bonita ou um conto clichê motivacional. É no máximo uma metáfora triste sobre a ignorância e hipocrisia do ser humano. Que só prova o quanto negligenciamos, diminuímos e impomos pré conceitos sobre o que o outro sente ou deixa de sentir. Não entendeu???


Acontece que ele sabia que as tintas eram tóxicas.

Segundo anotações médicas do dr. Peyron, médico de Vincent, ele queria se envenenar ingerindo tinta e bebendo terebintina (solvente), fato que fez com que ele ficasse afastado das pinturas por algum tempo. Ele não queria se sentir feliz. Muito provavelmente, queria morrer.


Quase 128 anos depois da sua morte, Van Gogh é um dos artistas mais importantes e influentes da história, mas o principal rótulo que ele recebe das pessoas não é esse, mas sim, o de "louco".


Afinal, não importa quem tu és ou o que tu faz. Sempre vão te etiquetar pelos teus transtornos: depressivo, ansioso, esquizofrênico, “louco", não importa o que ou porque, não importa os meses com nomes, as campanhas de conscientização, os pedidos de socorro.


É tudo mentira!!!


A sociedade não sente empatia por ti. Não se importa se tu engolir tinta tóxica amarela ou se jogar de cima de um prédio. Vão dizer que é falta de fé e de vontade. Vão romantizar o que não pode ser romantizado. Assim é mais fácil, mais fácil que "entender".


Sinto muito, Vincent. Depois de tanto tempo, ainda não te compreenderam. As coisas não mudaram tanto assim.


Obs.:

Para alguns a conclusão do texto pode ter ficado “forte” demais.

O fato é que quando decidi escrevê-lo, queria mostrar a realidade que nós, que sofremos de algum transtorno de saúde mental, convivemos todos os dias.

A minha intenção sempre foi a conscientização sobre a romantização e a estigmatização desses problemas.

Então sim, talvez as palavras sejam um pouco duras, mas às vezes precisamos fazer o outro sentir um pouco do que sentimos, para que ele através da empatia, consiga compreender pelo menos o suficiente para respeitar.

Algumas pessoas precisam abrir os olhos.

E queria falar aqui, que embora ainda exista sim, na nossa sociedade, muito preconceito e ignorância sobre esse assunto, também existem MUITAS pessoas incríveis e dispostas a ajudar.

VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO!!!

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo (por telefone, email e chat) 24 horas todos os dias.

O atendimento por telefone é feito pelo número 188 e você pode encontrar mais informações no site: https://www.cvv.org.br

Também vale lembrar que as doenças de saúde mental, assim como qualquer outra doença, precisam de acompanhamento de um profissional.

Tenho certeza que vocês vão conseguir superar quaisquer problemas que estejam vivendo.

Vocês são maiores que isso.

Cuidem-se e valorizem-se.

Vocês são importantes.


Abraços 💛

Guilherme Wermann


Nenhum comentário:

Postar um comentário