Ganhe Bitcoins

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Haia Lispector



Clarice Lispector foi uma escritora e jornalista nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira — e declarava, quanto a sua brasilidade, ser pernambucana —, autora de romances, contos e ensaios, sendo ... 
Nascimento: 10 de dezembro de 1920, Chechelnyk - Ucrânia. 97 anos
Falecimento: 9 de dezembro de 1977, Rio de Janeiro - RJ.     40 anos
Nome completo: Chaya Pinkhasovna Lispector


Clarice Lispector
(1926-1977)

Clarice Lispector nasceu em 1926 na Ucrânia e, ainda pequena, mudou-se com a família para Recife, Pernambuco. Mais tarde, veio para o Rio de Janeiro, onde estudou Direito. Durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhou em Nápoles, Itália, no hospital da Força Expedicionária Brasileira. Após a guerra, morou na Suíça e nos Estados Unidos.
Seu primeiro romance, Perto do coração selvagem, escrito aos 17 anos, foi publicado em 1944 e lhe valeu o Prêmio Graça Aranha. Depois de publicar A maçã no escuro (1961), despertou o interesse da crítica literária que a situa, junto com Guimarães Rosa, no centro da ficção de vanguarda. Em sua obra descobre-se um uso intenso da metáfora, atmosfera íntima e ruptura com a realidade baseada em fatos, principalmente em A paixão segundo G. H. e Uma aprendizagem ou o Livro dos prazeres.
No contexto da nova literatura brasileira, a obra de Clarice Lispector se destaca pela exaltação da vivência interior e pelo salto do psicológico para o metafísico. No plano ontológico, Clarice produziu o encontro entre uma consciência e um corpo, em estado de materialidade neutra. Em sua narrativa podem ser identificadas várias crises: do personagem-ego, não através do intimismo, mas na busca consciente do supraindividual; da narrativa, através de um estilo inquisitivo; da função documental da prosa romanesca — Clarice parte do presuposto de que toda obra é romance de educação existencial.
De sua vasta produção literária, desde A cidade sitiada (1949) até A bela e a fera (1979), merecem ser lembrados os contos de Laços de família e A legião estrangeira e os romances A imitação da rosa (1977), Água viva (1977), A hora da estrela (1977, filmado por Suzana Amaral em 1985) e Um sopro de vida (1978). Morreu no Rio de Janeiro em 1977.

Fonte: Enciclopédia Encarta - 2000 Microsoft

Nenhum comentário:

Postar um comentário