Ganhe Bitcoins

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Do Mundo de Drummond - A Mão Suja


Minha mão está suja. Preciso cortá-la. Não adianta lavar. A água está podre. Nem ensaboar. O sabão é ruim. A mão está suja, suja há muitos anos. A princípio oculta no bolso da calça, quem o saberia? Gente me chamava na ponta do gesto. Eu seguia, duro. A mão escondida no corpo espalhava seu escuro rastro. E vi que era igual usá-la ou guardá-la. O nojo era um só. Ai, quantas noites no fundo de casa lavei essa mão, poli-a, escovei-a. Cristal ou diamante, por maior contraste, quisera torná-la, ou mesmo, por fim, uma simples mão branca, não limpa de homem, que se pode pegar e levar à boca ou prender à nossa num desses momentos em que dois se confessam sem dizer palavra... A mão incurável abre dedos sujos. Eu era um sujo vil, não sujo de terra, sujo de carvão, casca de ferida, suor na camisa de quem trabalhou. Era um triste sujo feito de doença e de mortal desgosto na pele enfarada. Não era sujo preto - o preto tão puro numa coisa branca. Era sujo pardo, pardo, tardo, cardo. Inútil reter a ignóbil mão suja posta sobre a mesa. Depressa, cortá-la, fazê-la em pedaços e jogá-la ao mar! Com o tempo, a esperança e seus maquinismos, outra mão virá pura - transparente - colar-se a meu braço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário